IC-IV - Primeiro espaço físico do Centro de Educação

Queremos dialogar com todos que estudam e trabalham no prédio ICIV para narrar um pouco sobre a realização das obras de reforma desse prédio.
Há mais de 10 anos, os gestores do CE têm solicitado, às instâncias da Ufes responsáveis por esse tipo de serviço, a realização da obra de reforma do ICIV. Como todos/as, provavelmente, lembram as janelas, as portas, os banheiros e o piso estavam danificados pela ação do tempo e pelo uso, pois há mais de 20 anos não acontecia uma reforma completa das dependências do prédio. Considerando a longa história de luta para realização da reforma, o primeiro sentimento, ao ver as imagens produzidas nas paredes e em uma porta no ICIV, é de enorme tristeza.
O espaço foi reformado para proporcionar ambientes mais bonitos e limpos para todos. Existem, atualmente, dois projetos visuais construídos, em parceria com o DA Florestan Fernandes, para tornar os ambientes ainda mais bonitos: grafite nas paredes laterais e stencil nas muretas internas. Esses dois projetos não foram realizados, porque precisamos do apoio de todos para efetivá-lo, principalmente de artistas que se disponham a fazê-lo, pois não temos recursos financeiros para esse fim. Assim, a produção de uma única imagem nas paredes do ICIV atropela esses dois projetos e impõe a todos/as um projeto visual que não foi escolhido pela coletividade do CE.
É necessário sublinhar que os recursos financeiros utilizados na reforma do ICIV advêm dos impostos pagos por todos/as nós. Cada estudante, cada docente, cada técnico e toda a sociedade contribuíram financeiramente para realização da obra. Agora, será necessário, em um ano de cortes orçamentários, pintar, novamente, as paredes e porta, o que implica desperdício de dinheiro público.
Para evitar esse tipo de desperdício, pedimos a todos/as que ajudem a preservar os nossos ambientes de trabalho e estudo. Pedimos ainda que informem, aos que não sabem, sobre uma das nossas importantes lutas – a preservação de nossos ambientes. Convidem a todos/as a participar dessa luta, porque ela é de todos.

Cláudia Maria Mendes Gontijo
Diretora do Centro de Educação