Nepefil promove café filosófico para debater intolerância religiosa

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Educação e Linguagens (Nepefil) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realiza, a partir da próxima semana, seu ciclo anual de colóquios filosóficos: “debates impertinentes”. O primeiro evento acontece na terça-feira, 31 de outubro, às 19h, no Anfiteatro I do CCHN. O tema em pauta será a “Intolerância Religiosa no Brasil pós-golpe/16”. Organizado no formato de um café filosófico, o debate contará com mediação do Prof. Dr. Robson Loureiro (Ufes) e terá como palestrantes convidados o Prof. Dr. Raphael Góes Furtado (Ufes-Ceunes) e o Prof. Dr. Wagner Kirmse Caldas (Ifes-Serra). A proposta do Nepefil com o colóquio é discutir a tentativa de se implementar projetos ligados a grupos conservadores, como o ensino religioso confessional, a proibição de obras literárias, jogos e shows que contestem símbolos religiosos, as perseguições às manifestações artísticas pautadas no corpo nu, entres outros. Nesse sentido, as conversas terão como questão-norte refletir sobre: “até que ponto essas ações nos empurram em direção a uma neo-teocracia?”

Os eventos compõem um projeto de extensão universitária gratuito e aberto à comunidade, que tem por objetivo fazer dialogar a filosofia e a educação. Os colóquios têm como público-alvo os acadêmicos da Ufes, professores da rede pública e privada de ensino e demais interessados, criando um significativo impacto na formação crítica, cultural e reflexiva dos participantes sobre a sociedade e o indivíduo. Não é necessária inscrição prévia para participação no evento (respeitando-se a lotação máxima do Anfiteatro I do CCHN). A agenda com os demais cafés filosóficos de 2017 será divulgada posteriormente no site do Nepefil (http://nepefil.ufes.br/).

Sobre os professores convidados

Raphael Góes Furtado é Doutor em Física pela Ufes e professor do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais do Ceunes/Ufes. Suas pesquisas envolvem cosmologia, gravitação e mecânica quântica. Wagner Kirmse Caldas é Doutor em Educação pela Ufes na área de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas e é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes) da Serra.

Café filosófico: Intolerância religiosa no Brasil pós-golpe/16

Local: Anfiteatro I do CCHN

Data/horário: 31/10/17, às 19h

Palestrantes: Prof. Dr. Raphael Góes Furtado (Ufes-Ceunes) e Prof. Dr. Wagner Kirmse

Caldas (Ifes-Serra)

Organização e mediação: Prof. Dr. Robson Loureiro (PPGE/Ufes) / Prof. Me. Emerson

Campos (Doutorando PPGE/Ufes)

Haverá emissão de certificado aos participantes.