Laboratório de Aprendizagem da Matemática e Informática Educativa (Lamati)

Criado em 1996 com auxílio financeiro da CAPES, obtida no final de 1995. Seu objetivo era o de criar um ambiente rico matematicamente, que possibilitasse a professores e alunos uma ruptura com seu modo de ver e sentir a Matemática e de perceber sua interligação com as demais áreas do conhecimento. Diferentes recursos tecnológicos, inclusive computacionais, além de jogos matemáticos, são disponibilizados para estudantes do curso de Pedagogia, de Matemática e do Mestrado e Doutorado em Educação (linha de Educação Matemática)

O Lamati vem se consolidando nos seus 20 anos de existência como espaço de discussão sobre temas da área de Educação Matemática, bem como desenvolvendo ações que têm congregado estudantes do curso de graduação em Matemática e Pedagogia. Nos últimos tempos elegeu, mediante proposições da área de Educação Matemática do CE/UFES, as seguintes diretrizes:

• Abrigar estudos da área de Educação Matemática, discussões e troca de experiências relativas às novas contribuições teóricas disponíveis.
  • Contribuir para a melhoria da formação inicial e continuada de professores de matemática, promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Difundir uma nova concepção de Matemática enquanto  instrumento de cidadania e inserção social.
  • Integrar diferentes áreas de conhecimento que compõem a formação inicial do professor de Matemática.
  • Disponibilizar aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática um espaço privilegiado de estudos.

Prof. Tercio Girelli Kill

Bolsista