PET Conexões Educação
O objetivo do programa é proporcionar atividades extracurriculares para alunos de graduação (dos Cursos de Artes, Educação Física e Pedagogia), com a temática “Formação de Professores na Educação Infantil”. Buscamos articular Ensino, Pesquisa e Extensão, com o acompanhamento de uma tutoria.
O grupo PET Conexões de Saberes: Projeto Educação é composto por graduandos dos Cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Educação Física e Pedagogia. Orientados pela professora Drª Valdete Côco, o grupo desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nas atividades de ensino,destacam-se a realização da reunião administrativa semanal (destinadaao acompanhamento do plano de ação, à distribuição de tarefas, ao processo avaliativo coletivo e à mobilização dos outros grupos), a produção de textos (trabalhos destinados a eventos e periódicos) que sintetizam as ações em curso e a articulação com os cursos de origem. A pesquisa, voltada ao escopo da inserção dos jovens de origem popular no contexto universitário, denominada “Trajetórias de Estudantes”, envolve dois movimentos investigativos: os pontos culminantes da vida dos bolsistas no percurso até a inserção na universidade e a trajetória decorrente da permanência na instituição. No primeiro movimento, são utilizados procedimentos associados à produção de memoriais descritivos e desenvolvimento de grupo focal/compartilhamento. No segundo, os bolsistas registram, em diários de campo, os pontos marcantes da sua vivência cotidiana com o grupo e com o conjunto da vida universitária. A extensão (que também se articula com uma segunda proposição de pesquisa) se efetiva em parceria com um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Nessa parceria, é desenvolvido um trabalho coletivo e projetos mais focalizados, conforme temática de interesse dos petianos.
No trabalho coletivo, o grupo desenvolve, juntamente com o CMEI, o projeto “Educação Infantil: o trabalho docente no encontro com as crianças”, que se baseia na troca de saberes entre bolsistas e profissionais do CMEI, de modo a contribuir na formação dos graduandos e, simultaneamente, configurar uma ação de apoio ao trabalho do CMEI, a saber, o delineamento conjunto e a aplicação do instrumento de anamnese/ficha de acompanhamento das crianças. Nos projetos mais focalizados entre os temas em andamento, estão: “Literatura infantil: um instrumento potente para introdução da linguagem teatral na Educação Infantil” (desenvolvido por Wellington dos Santos e Raiane Lóss Cardoso), “Explorando os sentidos com jogos e/ou brincadeiras” (Larissa dos Santos Ribeiro da Silva e Greziele Corrêa Ferreira) e “Brincadeiras no parquinho: a interação no encontro com as crianças” (Leticia Cavassana Soares). No conjunto, as atividades do PET têm permitido aos integrantes a produção de sínteses e a inserção em eventos acadêmicos.
Cabe assinalar que o grupo desenvolve uma metodologia de trabalho compartilhado, baseada na coletividade e na potência dos encontros.
Coordenação (Tutor)
Drª. Valdete Côco
Grupo composto por 12 bolsistas
- Aline Teixeira da Silva,
- Fernanda Antônia da Silveira,
- Greziele Ferreira Corrêa,
- Guilherme Gomes Passabão,
- Jhonathas Andrade do Nascimento,
- Larissa dos Santos Ribeiro da Silva,
- Letícia Cavassana Soares,
- Nayane Coelho de Laia,
- Nelma Suely Bragança Farias,
- Raiane Lóss Cardoso,
- Singrid Ramos Lopes Gomes,
- Wellington Alves dos Santos.
Horários de atendimento
- 8h às 20h (segunda-feira)
- 13h às 19h (terça-feira)
- 8h30min às 18h (quarta-feira)
- 13h às 17h (quinta-feira)
- 13h às 17h (sexta-feira)
Contatos
+55 (27) 4009-7762