Ocupação Pedagógica “Professora Jurema de Oliveira”

Disciplina Diversidade e Diferença em Educação – PPGMPE
Linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas, Diversidade e Inclusão escolar
Ocupação Pedagógica “Professora Jurema de Oliveira”,
Data: 05 de dezembro
Horário de abertura: 10h
Local: Corredor térreo do Ed. Paulo Freire

Olá e saudações,

Os mestrandos e mestrandas da Linha de pesquisa Práticas Pedagógicas, Diversidade e Inclusão escolar, da Turma “Professora Jurema de Oliveira”, turma VII do Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE), apresenta ao público a Ocupação Pedagógica “Professora Jurema de Oliveira”, reunindo pesquisas dos Grupos de Trabalho Solidário da disciplina Diversidade e Diferença em Educação 2023/2.

O nome da turma (e da ocupação pedagógica) é uma homenagem à Professora da Ufes, Jurema José de Oliveira, que foi Professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes e presidenta da Associação Internacional de Estudos Culturais e Literários Africanos (Afrolic). Também criou e coordenava o Núcleo de Literaturas Africanas da Ufes.

A Professora Jurema José de Oliveira foi uma incansável atuante na luta antirracista, autora de produções importantes e referência entre professoras e professores negras e negros. A Professora Jurema de Oliveira reivindicava o cumprimento e denunciava o descumprimento das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2004), especialmente nas estruturas curriculares dos cursos de graduação na Ufes.

Após encontros, conversas e estudos os Grupos de Trabalho Solidário da Linha de pesquisa Práticas Pedagógicas, Diversidade e Inclusão escolar, criaram maneiras de apresentar temáticas que dialogam com as pesquisas que realizam de modo interativo e pedagógico.

O público visitante da Ocupação Pedagógica “Professora Jurema de Oliveira” poderá interagir com temáticas de pesquisas que estão implicadas diretamente com situações e problemáticas concretas e cotidianas da vida docente e da vida na docência. Encontrará temas familiares, obras e conceitos renomados e importantes. E também temáticas, intelectuais, poetas, escritores, militantes, artistas e obras ainda pouco conhecidos.

Cada grupo foi convidado a pensar a sua pesquisa, “convidando-a” a “ocupar” um espaço e a se expressar de modo estético, político e pedagógico, com uma proposta de abordagem que evidencie a diversidade e a biografia de intelectuais, conceitos relevantes, perspectivas metodológicas e temas contemporâneos da Educação envolvendo o campo da Diversidade e da Diferença.

É possível criar outro modo de apresentar e de fazer a pesquisa se comunicar? A partir desta pergunta e com a intenção de ressignificar o espaço onde a ocupação se encontra e também o nosso modo de se relacionar com a produção acadêmica, os Grupos de Trabalho Solidário se inspiraram em artefatos culturais, livros, artes, artesanatos, imagens, sons, objetos, instalações e recursos tecnológicos.

As temáticas expostas abordam a desigualdade social, a luta antirracista na sociedade, nos processos educativos e na produção de conhecimento, infâncias, alfabetização, inclusão, diferença, diversidade, fracasso escolar, deficiência, interculturalidade, línguas e o panorama linguístico brasileiro, medicalização da vida e mercantilização da educação, colonização e culturas.

O público visitante poderá conhecer também um pouco da biografia e obra de diferentes intelectuais, pensadores e pensadoras, escritores e escritoras, como por exemplo, Paulo Freire, bell hooks, Nilma Lino Gomes, Ana Maria Saul, Maria Helena de Souza Patto, Carlos Rodrigues Brandão, Philippe Ariès, Conceição Evaristo, Michel de Certeau, Maria Aparecida Affonso Moysés, Cecília Azevedo Lima Collares e a lista continua...

Desejamos que a ocupação pedagógica “Professora Jurema de Oliveira” prolifere experiências, descobertas, alegrias e aprendizagens!

Professora Jurema de Oliveira, presente!