Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar - PHCEE

Apresentação

O objetivo desse grupo de pesquisa é o estudo da pedagogia histórico-crítica, especialmente no que se refere às suas expressões vinculadas à prática pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento, tomando essa concepção pedagógica como referência para a educação escolar emancipadora.

Coordenadora
Profª. Drª Ana Carolina Galvão
galvao.marsiglia [at] gmail.com
Currículo Lattes

Vice-Coordenadora
Profª. Drª Maria Amélia Dalvi
mariaameliadalvi [at] gmail.com
Currículo Lattes

pedagogiahistoricocritica [at] gmail.com

Projetos de Pesquisa em andamento:

2017- Atual: A pedagogia histórico-crítica e suas expressões teórico-práticas no campo educacional
Descrição: O objetivo principal dessa pesquisa é articular os fundamentos teórico-filosóficos do materialismo histórico dialético aos fundamentos da pedagogia histórico-crítica, tendo em vista identificar elementos que contribuam para a implementação da prática pedagógica. Além disso, visamos consolidar um banco de dados sobre a pedagogia histórico-crítica, visando facilitar o acesso/identificação de autores/professores que trabalham nessa perspectiva teórica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

2020 – Atual: Ensino remoto, práticas pedagógicas e formação de professores
Descrição: No ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, as escolas aderiram ao chamado “ensino” remoto com consequências diversas, como a exclusão de milhares de estudantes, a precarização e intensificação do trabalho de docentes e demais servidores das instituições escolares. Nosso objetivo geral é discutir as implicações pedagógicas do “ensino” remoto; na formação inicial e continuada de professores e nas práticas escolares da educação básica e ensino superior no Espírito Santo. O referencial teórico-pedagógico é a pedagogia histórico-crítica, em interface com a psicologia histórico-cultural, sustentadas pelo materialismo histórico-dialético. A metodologia é documental e bibliográfica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Para saber mais, acesse o Diretório dos Grupos de Pesquisa (CNPq) - Aqui!

Notas e Posicionamentos

Consulte os arquivos em anexo desta página para conhecer as notas e o posicionamento deste grupo.