Campus de Goiabeiras - Vitória - ES

Mestrado Profissional em Educação

Coordenador

Alexandro Braga Vieira

Coordenadora-Adjunta

Renata Duarte Simões

Representante discente:

Olga Rodrigues Vicente Fernandes
Raphael da Silva Gama

Telefone

+55 27 4009-7779

E-mail

pos.ppgmpe [at] ufes.br

Horário de atendimento

8h00min às 17h00min

Como chegar:

Sala 03, Prédio da Administração de Departamentos, Centro de Educação, UFES

Sítio próprio

http://educacao.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGMPE

 

Histórico do Programa

A Universidade Federal do Espírito Santo, por meio do Centro de Educação, possui, desde o ano de 1978, um Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), com cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. Nesse programa, até o ano de 2015, foram defendidas 777 dissertações e 169 teses.

A partir da experiência com a formação de mestres e doutores ao longo dos anos, tem sido observada uma crescente demanda pela pós-graduação strictu senso em educação no Espírito Santo e também a impossibilidade de um único programa acolher a demanda descrita no item anterior.

Nos últimos anos o PPGE aumentou a oferta de vagas, mas isso não foi suficiente, mantendo a necessidade de ampliação da oferta de pós-graduação, com vistas ao atendimento de docentes que atuam na educação básica e de técnicos que atuam tanto na educação básica como no ensino superior.

Além do curso do programa de pós-graduação, há no Centro de Educação, várias experiências de realização de cursos de pós-graduação lato sensu, coordenadas por integrantes do corpo docente, em parceria com a Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, cuja finalidade é a formação de professores, gestores, secretários escolares, participantes de conselhos municipais e estaduais. Dentre eles, podemos citar: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva, Coordenação Pedagógica, Docência na Educação Infantil etc.

A coordenação de cursos de pós-graduação lato sensu assim como a docência e a orientação de pesquisas, nesse tipo de curso, ajudaram a formar professores com experiência para atuação no Mestrado Profissional. Além disso, docentes do Centro de Educação têm atuado em mestrados profissionais de outros centros acadêmicos, o que demonstra experiência da equipe em conduzir o mestrado profissional em educação.

Por outro lado, a experiência na coordenação de cursos lato sensu e estando esses cursos dirigidos para professores, técnicos, gestores ajudaram a ampliar a demanda por formação em nível pós-graduação stricto sensu.

Não podemos deixar de mencionar, ainda, a experiência com a formação em nível de graduação. Atualmente, os docentes do Centro de Educação, além de ser responsáveis pela formação integral dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Educação do Campo, são responsáveis pela formação pedagógica dos cursos de licenciatura da Universidade. Sendo assim, o Centro de Educação possui experiências na área de educação, tanto em nível de graduação e pós-graduação, que permitem a oferta, com qualidade, do mestrado profissional.

Mediante as demandas surgidas no que se refere à continuidade/investimentos na formação de professores e técnicos da Educação Básica e do ensino superior, o Centro de Educação da Ufes, apresenta à Capes, no ano de 2016, a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação, proposta aprovada em 2017, dando início, assim, às atividades do PPGMPE.

Contextualização do Programa

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ao longo dos seus 61 anos de história, constituiu-se na principal instituição de ensino do estado do Espírito Santo. A UFES possui quatro campi, dois deles sediados em Vitória, um em Alegre (no sul do estado), e um em São Mateus (no norte do estado).

Oferece 101 cursos de Graduação, 58 de Mestrado e 27 de Doutorado. Atende 18.090 alunos de graduação, 3.416 de pós-graduação stricto sensu, 1.094 de pós-graduação lato sensu. Seu quadro de docentes efetivos é de 1.630 professores, sendo 1.220 doutores, 417 mestres, e 133 com especialização, aperfeiçoamento, ou graduação. Possui 2.200 servidores técnico-administrativos.

Nos últimos dez anos o número de cursos de mestrado na UFES passou de 25 para 58 (crescimento de 132%), e os de doutorado de 5 para 27 (crescimento de 440%). Anualmente são abertas nestes cursos cerca de 1.200 vagas para novos alunos. Atualmente, são 4.510 estudantes matriculados em cursos de Mestrado (2.620), Doutorado (796) e Especialização (1.094).

No último triênio o número de programas de pós-graduação da UFES reconhecidos pela CAPES aumentou 31%, superando significativamente a média nacional de 23%, seguindo a tendência de crescimento acima da média. Além disso, a qualidade dos programas, aferida por seu conceito CAPES, também melhorou significativamente. Foram 13 cursos que tiveram melhoria de conceito nesta avaliação em relação a anterior. Os programas com conceito 4 e 5 já representam a maioria dos programas da instituição (52%).

Outros indicadores, como a produção científica, o número de estudantes titulados e de estudantes matriculados, melhoraram expressivamente. De acordo com o SCOPUS, a UFES agora está entre as Top 100 universidades Ibero-latino-americanas em produção científica indexada e entre as Top 50 universidades Latino-americanas.

Em 2013, com o objetivo de auxiliar a elaboração de projetos estruturantes, elencando os pontos a serem atacados para a consolidação e melhoria do conceito na CAPES, a UFES criou o PROPOS - Programa de Melhoria da Pós-Graduação da UFES. O programa está dividido em 2 partes principais. A primeira visa levantar elementos de diagnóstico das condições atuais do programa e de seu contexto na área de conhecimento da CAPES. A segunda visa apresentar as estratégias e metas a serem adotadas/estabelecidas para melhoria de conceito dos programas, incluindo ações de curto, médio e longo prazo.

Nesse contexto, inicialmente, todos colegiados de cada Programa de Pós-graduação (PPG) produziram documentos contendo análises sobre o desempenho de cada PPG e das estratégias de apoio da PRPPG, recomendando diversas ações relacionadas ao funcionamento dos PPGs e da PRPPG. Tais ações variam desde a atualização de parques de informática à criação de programa institucional específico para a tradução de artigos para periódicos. Em uma segunda etapa, os documentos produzidos pelos PPGs foram analisados por uma equipe de pesquisadores de elevado desempenho acadêmico, fornecendo estratégias de consolidação e melhoria para os PPGs e a Pró-reitoria de Pós-graduação.

As ações elencadas no plano vêm sendo executadas, resultando em uma melhora significativa dos indicadores dos programas. Em 2014, ocorreu a etapa de revisão dos planos estratégicos do PROPOS para cada programa, à luz dos resultados da Avaliação Trienal da CAPES 2010-2013. Então, foram traçadas novas estratégias e ações para melhoria contínua da pós-graduação na UFES. Durante o ano de 2016 estão sendo realizadas as reuniões de  acompanhamento com os programas para revisão de suas metas e estratégias de curto, médio e longo prazo.

Dentro do escopo dos Objetivos Estratégicos Institucionais, estabelecidos no Planejamento Estratégico e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2015-2019 (http://www.proplan.ufes.br/planejamento-pdi-2015-2019), a administração da UFES vem apoiando as iniciativas dos seus grupos de pesquisa para a melhoria da formação de seus quadros e da sua produção científica e tecnológica. Nesse sentido, como forma de alavancar o desenvolvimento regional e nacional, e ampliar as contribuições científicas nacionais e internacionais, bem como a geração de inovação e transferência de tecnologias, a UFES vem apoiando fortemente a criação e o fortalecimento dos cursos de pós-graduação stricto sensu em todas as suas áreas de atuação.

Nesse contexto, a criação do Programa de Mestrado Profissional em Educação, no CE/UFES, destinado a formar profissionais da educação, é fundamental, principalmente, se levarmos em conta o lugar essencial que esses profissionais ocupam nos sistemas educacionais, e, portanto, a capacidade que possuem para contribuir para o alcance do preceito constitucional relativo ao direito à educação para toda a população brasileira. Compreendem os profissionais da educação todos que estejam em efetivo exercício nas escolas de educação básica, nas secretarias de educação e também técnicos e docentes que atuam nas instituições de ensino superior.

A valorização dos profissionais da educação implica existência de salários dignos, de planos de carreira, de condições de trabalho etc., mas também requer, necessariamente, ações e políticas de formação continuada que permitam reflexões contínuas sobre os saberes e fazeres pedagógicos de modo a garantir o desenvolvimento da educação e a aprendizagem dos estudantes.

Dessa maneira, os programas de mestrados profissionais têm a incumbência importante de proporcionar a formação continuada dos profissionais da educação, criando condições para que possam pensar e atuar de modo a construir conhecimentos que ajudem a enfrentar questões que afetam a educação de crianças, adolescentes, jovens, adultos tanto da escola básica como do ensino superior e questões relativas à gestão que conduzam à melhoria dos sistemas e dos processos educacionais.

Na linha do que define o Plano Nacional de Educação em vigor, o Programa de Mestrado Profissional contribuirá, no Espírito Santo, para o alcance da Meta 16, a saber:

Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

Nesse sentido, a Meta prevê a elevação dos níveis de escolarização dos professores da educação básica. Para que isso ocorra, em primeiro lugar, é necessário que as universidades se abram para a oferta de mestrados profissionais em educação e também que o Poder Público realize investimentos para o alcance dessa meta tão necessária para garantir a valorização dos profissionais da educação. O aperfeiçoamento profissional permanente, certamente, proporcionará avanços educacionais, inclusive propiciando práticas de gestão e de ensino aprendizagem que contribuam para a melhoria da qualidade da educação e para a permanência dos estudantes nas escolas. É importante salientar ainda que a formação continuada se constitui em direito dos professores e dos profissionais da educação.

Conforme dados do MEC/Inep/Deed (2013), no Espírito Santo, havia 42.487 professores da educação básica. Destes, 16 possuíam apenas o Ensino Fundamental, 2.642 o Ensino Médio, 1.304 o Normal/Magistério, 38.525 o ensino superior. Os dados indicam a necessidade de investimento na formação inicial dos docentes que não possuem o ensino superior, mas também a necessidade de incremento de políticas que garantam a elevação do nível de formação dos profissionais que possuem nível superior. Indicam, ainda, a existência de um grande contingente de profissionais em condições de realizar cursos de mestrados profissionais em educação. Ainda segundo estatísticas, 32.874 possuem formação na área de educação e 736 na área de humanidades e Artes.

Portanto, esses dados enfatizam a existência de uma grande demanda por formação em nível de pós-graduação. Na Educação Infantil, segundo a mesma fonte, atuavam 11.476 docentes, no ensino fundamental (26.874), no ensino médio (9.100), na educação profissional (2.058), na educação de jovens e adultos (5.204), na educação especial (22.999) e na educação de jovens e adultos (5.504).

Os dados do Censo 2013 não apontam o número de docentes com pós-graduação stricto sensu. No entanto, a julgar pelo fato de que, até recentemente, havia, no Espírito Santo, apenas um Programa de Pós-Graduação em Educação com essa característica, podemos afirmar que há uma enorme demanda de docentes da educação básica, atuando em diferentes etapas e modalidades da educação básica, com condições de realizar o curso de Mestrado Profissional em Educação, principalmente, quando tomamos a variável idade. Assim, 1.667 docentes encontravam-se, em 2013, na faixa etária de até 24 anos, isto é, tinham concluído seus cursos superiores há muito pouco tempo, considerando que os concursos públicos nos municípios capixabas não contratam mais professores de nível médio. Havia ainda 10.133 docentes na faixa etária de 25 a 32 anos e 12.435 entre 33 e 40 anos.

Além da demanda de docentes da educação básica, existe, na Universidade Federal do Espírito Santo, conforme dados da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação, em torno de 400 técnicos em condições de realizar cursos de mestrado profissional em educação, visando ao aperfeiçoamento da gestão no ensino superior.

Diante das estatísticas, podemos concluir que há, no Espírito Santo, demanda pelo Mestrado Profissional e possibilidades de o Centro de Educação vir a contribuir com o alcance da meta 16 do Plano Nacional de Educação, porque possui um corpo docente qualificado e em condições de assumir a responsabilidade com a formação continuada dos professores.

Público-alvo

Profissionais da educação que estejam em efetivo exercício nas escolas de Educação Básica, nas Secretarias de educação, e também técnicos e docentes que atuam nas instituições de Ensino Superior.

Matriz curricular

A matriz curricular proposta estrutura-se em 4 módulos que se distribuem nos quatro semestres de integralização do curso.

 

Módulo I – 1º semestre (150h – 10 créditos)

Este módulo é constituído por:

03 Disciplinas obrigatórias (30h cada) que focalizam temas amplos da Educação, com carga horária específica para essa atividade.

Grupo de Integração (GI) I que articulam as temáticas das três disciplinas entre si e a prática dos estudantes (30 h). O GI se constitui como componente curricular comum às três disciplinas, no qual se pretende realizar a construção coletiva e colaborativa de saberes e conhecimentos, ampliando a percepção dos mestrandos sobre a relação entre teoria e prática. Para isso, o GI será coordenado pelos três professores das disciplinas do Módulo os quais serão responsáveis pela organização das seguintes atividades:

Ciclos de Debates (15h) constituem-se de encontros presenciais periódicos nos quais a prática dos mestrandos será problematizada/discutida à luz dos temas abordados nas disciplinas.

Rede Tecnológica (10h) caracteriza-se pela utilização de ambientes virtuais de comunicação e aprendizagem colaborativa, dando suporte e continuidade às discussões realizadas nas demais atividades.

Palestras (5h) constituem o momento de compartilhamento e aprofundamento de temas de interesse do grupo com a participação de profissionais e especialistas convidados, integrantes ou não do Programa.

Estudos Individuais que compõem a carga horária dos estudantes (30h), para que realizem as tarefas e aprofundem os estudos propostos nas disciplinas e no GI.

 

Módulo II – 2º semestre (120 horas – 8 créditos)

O Módulo II é constituído por:

02 Disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa (60h), sendo 2 específicas da linha “Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar” e 2 específicas da linha “Docência e Gestão dos Processos Educativos”. Cada disciplina será ministrada por um professor da linha de pesquisa correspondente Grupo de Integração II (30h) específicas para cada linha de pesquisa.

Estudos Individuais II (30h) compõem a parte do curso em que os estudantes realizam tarefas e aprofundam os estudos propostos nas demais atividades.

 

Módulo III – 3º semestre (120h – 8 créditos)

O Módulo III é constituído por:

01 Disciplina optativa (30h) específica das linhas de pesquisa, dentre as quais cada estudante deverá selecionar uma Disciplina.

Seminários de Pesquisa (30h) que se constituem de reuniões de orientação, acompanhamento e socialização do processo de investigação dos mestrandos, os quais poderão ser realizados de acordo com os encaminhamentos de cada linha ou grupo de pesquisa.

Estudos Individuais III (15h).

Exame de Qualificação (45h) em que o estudante fará a elaboração do projeto de pesquisa e o planejamento do produto.

 

Módulo IV- 4º semestre (45h - créditos)

Descrição: O Módulo IV finaliza o curso e caracteriza-se pela dedicação exclusiva do mestrando ao encerramento da pesquisa e à Elaboração do texto e do produto resultante do processo de investigação/formação.

Outros créditos: Ao longo dos módulos os estudantes deverão computar 02 créditos (30 horas) por meio da participação em eventos da área de Educação com apresentação de trabalhos científicos.

 

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Docência e Gestão de Processos Educativos

Área de concentração: Educação

Descrição: Gestão e avaliação de processos educativos. Currículo, docência e avaliação da aprendizagem e dos processos de gestão. Processos de ensino e de aprendizagem na educação básica e no ensino superior. A docência na educação básica e as especificidades do ensino nas áreas de História, Geografia, Arte e Educação, Educação Física e Educação em Ciências. Materiais didáticos, mediação tecnológica e ferramentas teórico-metodológicas na prática educativa.

 

 Linha 2: Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar

Área de concentração: Educação

Descrição: Inclusão escolar e diversidade: análise de políticas, ações e programas oficiais. Articulações entre os movimentos sociais com a educação do campo, educação ambiental, educação especial, alfabetização e linguagem. Educação e relações étnico-raciais. Trabalho docente e formação dos profissionais da educação básica para atuar numa perspectiva inclusiva. Práticas educativas e diversidade.

 

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