Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab)

• Desenvolver pesquisas na área das relações étnico-raciais, que fortalecem o marco legal da Lei 10.639/03, contribuindo para além das pesquisas no fomento de material, inicialmente resultante das articulações desse centro acadêmico.
  • Preparar professores para atender a demanda diversificada de estudos das relações étnico-raciais no que se refere ao trabalho educativo sobre o antirracismo no Brasil.
  • Contribuir para efetiva implementação da educação das relações étnico-raciais na universidade.
  • Buscar, através da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, a contribuição de diversas áreas da educação, para que, em conjunto, possam atender à demanda da população afrodescendente, no sentido do Estado assumir políticas de ações afirmativas de reparação, de reconhecimento e de valorização de sua história.
  • Discutir e analisar com os movimentos sociais a necessidade de formação e organização de material de pesquisa e didático-pedagógico para que possa atender minimamente as especificidades da comunidade afrodescendentes, presentes na grande massa das instituições públicas.
  • Discutir a implementação das cotas raciais na/da universidade.
  • Coordenadora: Dr.ª Cleyde Rodrigues Amorim (DEPS/CE)
  • Vice-Coordenadora: Ms. Leonor Franco de Araújo (DHis/CCHN)
Bolsistas
  • Laísa Freitas dos Santos